Sobre os parâmetros considerados importantes para a Psicologia na área da educação inclusiva, os relatos de experiências profissionais descritos no prêmio EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS EM PSICOLOGIA publicado pelo CFP ressaltam as seguintes exigências:
- A. Uso da Psicologia como instrumento de apoio a uma versão transformadora da Educação, a uma versão democrática da escola como espaço de produção de vida e ampliação das consciências, uma Psicologia a serviço da construção do direito à educação inclusiva.
- B. Modo de acolhimento destinado somente às crianças que tenham sido excluídas por serem consideradas deficientes, anormais, inferiores e diferentes.
- C. Ampliação de serviços, criação, recuperação e melhoria dos espaços destinados à convivência em pequenos grupos exclusivos de acordo com o seu tipo de deficiência.
- D. Utilização de saberes e práticas psicológicas na criação e manutenção de ações inclusivas, para selecionar indivíduos aptos a participar deste grupo.
- E. Foi recomendado, ainda, que os trabalhos apresentassem apenas, caráter inovador e potencial de replicabilidade da atividade.