Todas as afirmações abaixo que tratam de desenho instrucional e avaliação de treinamento estão corretas, EXCETO.
- A. Prevenção de recaídas é uma abordagem da psicologia clínica para tratar de pessoas dependentes de drogas e serve à preparação do indivíduo para enfrentar sinais que indique recaída ou retomada de uma atitude ou comportamento indesejável. No treinamento, esse tipo de abordagem é apropriado para desenvolver nos treinandos estratégias de coping (enfrentamento) das restrições situacionais impostas pela organização à transferência de treinamento.
- B. Modelação comportamental é uma técnica behaviorista de treinamento, desenvolvida por Skinner, para ensinar habilidades intelectuais complexas.
- C. O suporte à transferência de treinamento, que se refere à percepção do indivíduo sobre o apoio que recebe de colegas e chefias para aplicar, no trabalho, novos conhecimentos, habilidades e (ou) atitudes adquiridas em treinamentos, está correlacionado positivamente ao impacto do treinamento no desempenho do egresso do treinamento.
- D. A abordagem de Kirkpatrick sugere quatro níveis de avaliação: reações, aprendizagem, comportamento no cargo e resultados (organizacionais). Com base nesse modelo, se um treinando reage favoravelmente ao treinamento (reações), aprenderá o que está descrito nos objetivos do curso e aplicará corretamente as novas aprendizagens no trabalho (comportamento no cargo), o que, consequentemente, provocará mudanças nos resultados organizacionais. Entretanto, muitas pesquisas nacionais e estrangeiras mostraram que nem sempre há correlações positivas entre esses níveis.