A. Acesso se refere a condições físicas do serviço de saúde, enquanto acessibilidade se refere à cultura organizacional, de acordo com Schmidt e Figueiredo.
B. O acesso pode ser abordado a partir de fatores geográficos, econômicos, organizacionais e socioculturais, além dos fatores individuais dos usuários de serviços de saúde.
C. Silva Júnior e Mascarenhas destacam três dimensões do acolhimento: postura, técnica e princípio de reorientação do serviço. A primeira dimensão implica a atitude humanizada e receptiva dos profissionais, ao receber, escutar e tratar as demandas dos usuários, implicando em relação de interesse mútuo, confiança e apoio.
D. O acompanhamento da clientela é um dos maiores desafios do trabalho na saúde mental. Junto com os eixos acesso e acolhimento, o acompanhamento é visto como um analisador da qualidade da assistência. Goldberg afirma que, dada a reabilitação psicossocial ser um processo, o serviço tem de prestar a continuidade do cuidado para que seus objetivos sejam possíveis. Não se trata de uma novidade no campo, mas de um princípio fundamental do cuidado.
E. O profissional que acolhe o paciente deve ocupar o papel de técnico de referência, ou seja, o profissional que o acolhe tem a prerrogativa de acompanhá-lo. Se o paciente for encaminhado a outra unidade de saúde, o técnico de referência deve realizar o seguimento. Para o paciente que permanece em tratamento no serviço (matriculado), a função de técnico de referência pode passar para outro profissional, na medida em que o paciente tem participação ativa na escolha do técnico de referência, a partir das relações terapêuticas e vínculos (transferências) que vão-se criando ao longo do tratamento: uma modulação entre preferências, referências e transferências na relação entre usuários e técnicos.