Psicologia - Geral - Instituto Ludus - 2012
Assinale a opção INCORRETA:
Estudos sobre levantamentos dos problemas que afetam a saúde do adolescente detectaram como mais comuns: gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, acidentes com veículos a motor envolvendo o uso de álcool, fumo e drogas. Esses problemas, que, em sua origem, são mais comportamentais que biomédicos, levam a uma diminuição da qualidade de vida do hoje adolescente (amanhã adulto), quando não o levam à morte.
A depressão maior ocorre com mais frequência na passagem da infância para a adolescência entre os jovens.
A diferença da manifestação depressiva entre adolescentes do sexo feminino e masculino foi descrita por alguns autores. As garotas relatam mais sintomas subjetivos como sentimentos de tristeza, vazio, tédio e ansiedade; e costumam ter, também, mais preocupação com popularidade, menos satisfação com a aparência, mais conscienciosidade e menos auto-estima. Enquanto os rapazes relatam mais sentimentos de desprezo, desafio e desdém, e demonstram problemas de conduta como: falta às aulas, fugas de casa, violência física, roubos e abuso de substâncias.
Já existem alguns fatores de risco para depressão em adolescentes razoavelmente bem definidos. O mais importante é a presença de depressão em um dos pais, pois sabe-se que a existência de história familiar para depressão aumenta o risco em pelo menos três vezes. Outros fatores importantes de risco são os estressores ambientais como abuso físico e sexual e a perda de um dos pais, irmão ou amigo íntimo.
Ao contrário da infância em que as taxas são bem semelhantes, após a puberdade a depressão incide mais em meninos do que em meninas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...