Questão número 60151

Leia o texto e assinale a opção CORRETA:

Embora sejam poucos os estudos, a literatura mostra a existência de preditores sociodemográficos e clínicos de abandono na psicoterapia de crianças. Os fatores que mais atraem a atenção dos pesquisadores, nos casos de psicoterapia de crianças, incluem: status socioeconômico, fonte de encaminhamento, atraso na espera para atendimento, distância geográfica dos serviços de atendimento, história prévia de tratamento, estresse parental, expectativas dos pais, natureza da psicopatologia da criança, sexo da criança, idade da criança e dos pais, origens étnicas, idioma falado em casa, desemprego, educação da mãe, configuração parental e familiar, renda, tamanho da família e duração da queixa da criança.

  • A.

    Pesquisas brasileiras apontam que o risco de abandono de psicoterapia infantil é maior quando o encaminhamento é feito por psicólogos do que quando feito pela escola.

  • B.

    A literatura aponta que meninos apresentam mais problemas de comportamento externalizante (como agressividade e conduta antissocial) do que meninas, o que causa mais prejuízo no convívio escolar e familiar do que problemas internalizantes (como ansiedade, depressão e retraimento), sendo essa uma possível explicação para que eles sejam encaminhados para psicoterapia com maior frequência do que as meninas.

  • C.

    Meninas apresentam risco ligeiramente superior (10%) de abandonar seus tratamentos do que meninos, em consonância com a literatura especializada. Nos estudos que encontraram associação entre sexo e abandono, o sexo está associado, geralmente, à queixa e ao diagnóstico: em geral, meninas apresentam mais chance de serem levados à terapia por apresentar problemas externalizantes de comportamento e de receberem diagnósticos como funcionamento antissocial e transtornos de conduta.

  • D.

    O tempo de tratamento é a variável mais constantemente associada ao abandono de tratamento na literatura. Abandonos de tratamentos são mais comuns nas fases finais do atendimento.

  • E.

    Alguns tipos de diferença entre paciente e terapeuta envolvendo características sociodemográficas (tais como paciente do sexo masculino sendo atendido por terapeuta do sexo feminino ou por terapeuta muito jovem) constituem-se em preditores importantes para o abandono no caso da psicoterapia de crianças e adolescentes.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...