Psicologia - Geral - Instituto Ludus - 2012
Assinale a alternativa CORRETA.
Psicologia Institucional é um termo cunhado por Pichon Riviere, psiquiatra argentino de orientação psicanalítica inglesa buscou aliar psicanálise e marxismo para pensar a atuação do profissional em psicologia, para além das práticas terapêuticas e consultorias.
Análise Institucional, por sua vez, é o nome dado a um movimento que supõe um modo específico de compreender as relações sociais, um conceito de instituição e um modo de inserção do profissional psicólogo que é de natureza imediatamente técnica.
Organização é um nível da realidade social em que as relações são regidas por estatutos e acontecem no interior de estabelecimentos, espaços físicos determinados. A instituição é o nível da lei ou da Constituição que rege todo o tecido de uma formação social; está subordinada aos estatutos das organizações.
A Psicologia institucional possui raízes na Psicologia Sócio-Histórica.
O instituinte é uma dimensão ou momento do processo de institucionalização em que os sentidos, as ações ainda estão em movimento e constituição; é o caráter mais produtivo da instituição. O instituído é a cristalização disso tudo; é o que, na verdade, se confunde com a própria instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...