A. Na Gestalt-Terapia, o aqui-e-agora é incorporado na terapia como uma espécie de estratégia de enfoque, ou seja, todo o trabalho terapêutico estará centrado naquilo que ele viveu: seus pensamentos, sensações, sentimentos e intuições, não descartando qualquer tipo de informação que seja percebida e que seja relevante para o processo terapêutico.
B. Para a Gestalt-Terapia a responsabilidade sobre si mesmo e sobre seu próprio processo terapêutico é o caminho para a autonomia. Porém, para que este caminho seja possível, o trabalho psicoterápico caminhará para que todos os envolvidos (psicoterapeutas e clientes) tenham, na maior parte do tempo do encontro psicoterápico, os mesmos dados para trabalhar e se orientar.
C. Na Gestalt-Terapia, a saúde implica em um reconhecimento da capacidade do indivíduo em manter-se em contato com seu contexto, podendo, dentro de um processo de escolha espontâneo optar sobre a melhor forma e o melhor momento de efetuar suas trocas com seu mundo.
D. Gestalt-Terapia se preocupa com o campo clínico, com as teorias e técnicas de trabalho que visam dar ao homem as condições necessárias para seu próprio crescimento. Já a psicologia da Gestalt, foi um campo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se percebe no mundo.