Os modelos CMMI 1.3 e MPS.BR trabalham com uma escala de níveis de maturidade. Em ambos os modelos há um nível que possui a mesma denominação, cujas definições são:
− No CMMI: neste nível ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados de forma quantitativa.
− No MPS.BR: neste nível avalia-se o desempenho dos processos, além da gerência quantitativa dos mesmos.
Este nível é denominado
- A. Definido Quantitativamente e corresponde ao nível 3 do CMMI, numa escala de 0 a 5, e ao nível C do MPS.BR, numa escala de A a F.
- B. Quantitativamente Definido e corresponde ao nível B do CMMI, numa escala de 5 níveis, e ao nível 3 do MPS.BR, numa escala de 7 níveis.
- C. Gerenciado Quantitativamente e corresponde ao nível 4 do CMMI, numa escala de 5 níveis, e ao nível B do MPS.BR, numa escala de 7 níveis.
- D. Definido Quantitativamente e corresponde ao nível 4 do CMMI, numa escala de 0 a 5, e ao nível B do MPS.BR, numa escala de A a G.
- E. Gerenciado Quantitativamente e corresponde ao nível 3 do CMMI, numa escala de 1 a 5, e ao nível F do MPS.BR, numa escala de A a F.