Sobre a Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa de Ausubel, não é correto afirmar que
com o progressivo auge das concepções cognitivas em psicologia, a teoria de Ausubel foi alcançando um posto relevante no campo educacional, ainda que sua importância e consideração tenham sido maiores, talvez, internacionalmente do que nos EUA.
Ausubel considera evidente que a principal fonte de conhecimentos provêm da aprendizagem significativa por recepção.
a tarefa do docente consiste em programar, organizar e seqüenciar os conteúdos, de forma que o aluno possa realizar uma aprendizagem significativa, encaixando novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva prévia e evitando, portanto, a aprendizagem memorística ou repetiva.
os novos materiais que serão aprendidos devem ser potencialmente significativos, ou seja, suficientemente substanciais e não – arbitrários, para poderem ser relacionados com as idéias relevantes que o sujeito possua.
a teoria da assimilação de Ausubel sustenta que a aprendizagem significativa produz-se quando o sujeito cria idéias totalmente novas na estruturação do seu cognitivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...