Para a Psicologia do Esporte, a performance de excelência é definida como um desempenho atlético e consistente dentro de um período de tempo estendido. Para obter tal performance, os atletas precisam adquirir capacidades e habilidades nos campos de domínio fisiológico, técnico, cognitivo-tático e emocional. Como domínio emocional é considerado:
- A. o controle emocional que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação + a submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo;
- B. o controle emocional + as habilidades psicológicas de motivação, estabelecimento de metas, controle da ativação, autoconfiança, atitude positiva, habilidades interpessoais, imaginação e treinamento mental;
- C. a submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo, que poderá permitir a elaboração de temores e traumas que dificultem a vitória + o desenvolvimento de habilidades psicológicas como motivação, imaginação e controle mental;
- D. a submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo + a participação em terapia de grupo, que propiciará a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe;
- E. o controle emocional que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação + a participação em terapia de grupo que propiciará a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe.