Georges Canguilhem, no clássico texto O que é a psicologia?, considera que:
- A. o psicólogo contemporâneo exercita um saber científico que se ancora em larga tradição filosófica e que também está articulado à ascensão do método experimental, constituindo-se prática relevante e fundamental para compreensão da dimensão psíquica dos indivíduos.
- B. o psicólogo é o profissional competente para investigar a personalidade e maturidade individuais, os modos de relacionamento familiar, a adaptação laborativa, a capacidade de constituição do vínculo e o desenvolvimento de atitudes tolerantes e disciplinadas em atividades comunitárias.
- C. o psicólogo é, na maioria das vezes, um prático profissional cuja ciência é totalmente inspirada nas leis de adaptação a um meio sociotécnico, o que confere às [suas] operações de medida uma significação de apreciação e um alcance de perícia.
- D. o psicólogo é um estudioso das causas e consequências da violência familiar, relacionando o fenômeno da violência doméstica à violência estrutural (que incide sobre a vida das crianças e adolescentes) e à delinquência, entendida como forma de violência cometida por crianças e jovens transgressores.
- E. o psicólogo é o profissional indicado a motivar, treinar e desenvolver habilidades esportivas tanto em atletas que visem aumentar seu rendimento esportivo quanto em crianças e jovens em processo de iniciação desportiva, bem como em atletas com burnout.