Os diagramas de sequência normalmente são desenvolvidos a partir dos diagramas de caso de uso e de classe da UML e possuem características bem específicas. Um diagrama de sequência
- A. contém mensagens de retorno, que são representadas por uma linha sólida ininterrupta com uma seta grossa que aponta para o objeto que recebe o resultado do método chamado.
- B. contém fragmentos de interação, que são partes de outras interações, mas não são consideradas interações independentes. É representado por um retângulo que envolve toda a interação, contendo uma aba no canto superior direito.
- C. pode conter mensagens perdidas que foram enviadas mas seu recebimento não foi confirmado. Uma mensagem perdida é representada por um círculo vazio com a letra X em seu interior.
- D. é normalmente iniciado por um evento externo, causado por algum ator, o que acarreta o disparo de um método em algum dos objetos.
- E. pode conter autochamadas, que são mensagens que um objeto envia para si mesmo, passando por outros objetos e depois retornando à origem.