Questão número 60535

No capítulo intitulado “A saúde mental na rede pública: impasses e desafios enfrentados pelo CAPS no percurso pela desinstitucionalização”, Rosa (2003) escreve: “o fato é que a pretensão de detonar um processo de desinstitucionalização não se garante pela simples criação de um serviço aberto e mais humanitário do que aquele que se esconde por detrás dos muros do Hospital Psiquiátrico. A tarefa é mais complexa e trata‐se, de fato, de transformar concepções e relações (p. 316)”. Sobre o processo de desinstitucionalização, é INCORRETO afirmar que

  • A. deixa de se ter uma ruptura com os princípios que sustentaram durante décadas os tratamentos hospitalocêntricos.
  • B. o ponto central a ser atacado é o modelo sintomatológico, que toma como foco de tratamento a doença e não o sujeito.
  • C. busca a desconstrução da medicação como única forma de tratamento pela construção de outras relações que possam surgir e criar.
  • D. é um compromisso com a superação da condição de exclusão a que os indivíduos com sofrimento psíquico foram submetidos historicamente.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...