Na obra Desenvolvimento psicológico e educação Psicologia da Educação Escolar, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto
- A. mais mental do que físico compartilhado por professores e alunos e indissoluvelmente vinculado aos processos de construção do conhecimento que nela ocorrem.
- B. de educação familiar no qual professores se colocam primeiramente como pais dos alunos a serem educados primeiro com relação aos modos de se comportarem.
- C. com embate constante deixou‐se de ter a sala de aula como lugar de ensino e de aprendizagem considerando que a violência cotidiana impede relações de ensino e aprendizagem.
- D. próprio de intencionalidades levando todos os trabalhadores da educação ao planejamento e controle das atividades desenvolvidas no contexto escolar em busca de suas metas.