Questão número 60541

Em sua obra “Seis Estudos de Psicologia” (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.

1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em “esquemas de ação”.

2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.

3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.

4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.

( ) Inteligência prática.

( ) Atomismo infantil.

( ) Animismo infantil.

( ) Reversibilidade.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 4, 2, 3, 1.
  • C. 2, 4, 1, 3.
  • D. 3, 1, 4, 2.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...