Em sua obra Seis Estudos de Psicologia (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.
1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em esquemas de ação.
2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.
3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.
4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.
( ) Inteligência prática.
( ) Atomismo infantil.
( ) Animismo infantil.
( ) Reversibilidade.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...