A atuação como psicólogo está relacionada a um código de ética que deve ser cumprido por todos os atuantes desta profissão. De acordo com o código de ética da psicologia, há alguma situação em que o psicólogo pode utilizar técnicas não regulamentadas?
- A. Não, em hipótese alguma é permitido ao profissional de psicologia utilizar técnicas devidamente regulamentadas pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).
- B. Sim, é possível utilizar técnicas se forem utilizadas como recursos auxiliares e complementares por meio das resoluções do CFP (Conselho Federal de Psicologia) nº 013/2000.
- C. Não, a utilização de técnicas não regulamentadas pelo conselho de ética da psicologia podem levar a julgamento nos CRPs (Conselhos Regionais de Psicologia) e CFP (Conselho Federal de Psicologia), podendo levar o profissional à perda do direito de exercício da profissão.
- D. Sim, quando não estiverem regulamentadas ou reconhecidas pela profissão, algumas técnicas poderão ser usadas em pesquisas, em processos de pesquisa, resguardados os princípios éticos fundamentais, e seguindo regulamentações que dispõem sobre pesquisa com seres humanos.