A personalidade é um construto da psicologia, cuja definição consiste na tentativa de ordenar e dar congruência ao conjunto de diferentes condutas e fenômenos peculiares apresentados por um indivíduo e o que o difere dos demais. As teorias da personalidade visam, portanto, reunir postulados conceituais e empíricos acerca dos comportamentos e fenômenos individuais, orientando e normatizando, com algumas regras, a compreensão do referido construto. Considerando o referido aspecto das teorias da personalidade, analise as afirmativas acerca das perspectivas teóricas psicodinâmicas, marque V para as verdadeiras e F paras as falsas.
( ) A motivação inconsciente é o conceito motriz dessa perspectiva, denotando a estruturação do aparelho psíquico, o qual, dividido em id, ego e superego, expressa‐se por mecanismos pulsionais que ora são satisfeitos, ora são reprimidos e dão origem às defesas do organismo, configurando, assim, a gênese da personalidade.
( ) A motivação sexual configura a gênese da personalidade para a teoria psicodinâmica. No entanto, é a simbiose o conceito motriz, tendo em vista que um indivíduo, ao receber os primeiros cuidados, não se diferencia do outro cuidador, percebe‐o como sua própria realidade agressiva e fantasiosa, da qual precisa realizar a constante distinção entre bom e mau.
( ) A sexualidade, enquanto energia psíquica, pode ser denominada como a gênese da personalidade, a qual pode, sob situações de frustração, configurar o núcleo neurótico e desencadear as psiconeuroreses, inclusive com bloqueios somáticos ou couraças, a forma física da neurose e da frustração da sexualidade.
( ) A psique é a estrutura anímica do ser humano, a gênese da personalidade. É motivada por aspectos conscientes e inconscientes, sendo os inconscientes um agregado de experiências essencialmente vitais, criativas e de orientação para o futuro e para o crescimento do self, entendidas, portanto, como um contínuo de forças congruentes e dinâmicas.
( ) A motivação inconsciente, estruturada pela tríade id, ego e superego, é constituída por libido e forças pulsionais, governadas pelos princípios do prazer e da realidade, os quais são mediados pelos mecanismos de defesas do ego, cuja função é a proteção da personalidade quanto às exigências contraditórias entre id e superego.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...