Pensando na juventude x projeto de vida, Piaget (apud Bock, p. 125) afirma que a personalidade começa a se formar no final da infância, entre 08 e 12 anos, com a organização autônoma das regras, dos valores e a afirmação da vontade. Esses aspectos subordinam‐se num sistema único e pessoal e vão se exteriorizar na construção de um projeto de vida, que irá nortear o indivíduo em sua adaptação ativa à realidade, por meio de sua inserção no mundo do trabalho ou na preparação para ele.
De acordo com o desenvolvimento da personalidade por Piaget, é correto afirmar que
- A. diferente da antiguidade, no século XX não se usava mais indicadores para marcar a entrada na vida adulta. Antigamente, esses indicadores eram a ingressão no mundo do trabalho e a constituição de uma nova família.
- B. na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha, então, para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo, em profundidade, e uma maior compreensão dos problemas e das realidades significativas que o atingem. Isso influencia os conteúdos afetivo‐emocionais e sua forma de estar no mundo.
- C. no processo juventude x projeto de vida não ocorre um equilíbrio entre o real e os ideais do indivíduo, isto é, de revolucionário, no plano das ideias, ele se torna transformador, no plano da ação. Contudo, os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da vida adulta.
- D. não se deve considerar correto o fato de que em nossa cultura, em determinadas classes sociais que protegem a infância e a juventude, a prorrogação do período da adolescência é seja cada vez maior, caracterizando‐se por uma dependência em relação aos pais e uma postergação do período em que o indivíduo se torna socialmente produtivo e, portanto, entra na idade adulta.