Psicologia - Geral - - 0000
Para David E. Zimerman, são fatores importantes que concorrem para uma ação de coesão, harmonia e integração em um grupo terapêutico:
a presença de uma equipe multiprofissional que avalie as diferentes necessidades dos membros do grupo, encaminhando abordagens específicas dos problemas apresentados.
uma boa análise anterior dos padrões comportamentais dos candidatos ao grupo, de forma a não incluir nele indivíduos com patologias bizarras.
uma prévia avaliação física dos candidatos ao grupo, para verificar a presença de pacientes somatizadores, com dor crônica, que tenderão a sensibilizar e monopolizar a temática grupal, incomodando o trabalho de interpretação da experiência simbólica.
um setting com regras e normas a serem preservadas, uma função continente por parte do grupoterapeuta e da própria gestalt grupal, um modelo de identificação, a possibilidade para reparações.
uma criteriosa seleção dos componentes do grupo, considerando por referência que seus componentes estejam passando por uma problemática de conteúdo semelhante, e a presença de um setting grupal negociável, de acordo com necessidades que se apresentem na evolução das sessões grupais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...