Questão número 61061

W. R. Bion usou o termo rêverie para designar

  • A.

    as primitivas impressões sensoriais e experiências emocionais que, como elementos β, não se prestam ainda à utilização como pensamentos propriamente ditos (conceitos e abstrações), mas sim para serem evacuados, fora (nos actings e nos supostos básicos dos grupos) ou dentro do organismo ("estados psicossomáticos").

  • B.

    um estado da mente que, juntamente com os estados de "estupidez" e de "curiosidade", os quais compõem uma tríade presente nas personalidades psicóticas, resulta de onipotência e onisciência compensadoras de falhas e vazios, sendo a contraparte de um sadio sentimento de orgulho.

  • C.

    a capacidade indispensável ao psicanalista, a fim de que ele possa suportar as dúvidas, incertezas e o "não saber" de uma situação analítica.

  • D.

    a capacidade da mãe (ou do psicanalista) de permanecer em uma atitude de poder receber, acolher, descodificar, significar, nomear as angústias do filho (paciente) e, somente depois, então, poder devolvêlas devidamente desintoxicadas.

  • E.

    processos em que a função simbólica começa, mas enfrenta tal dor psíquica que ela recua (a função) e produz elementos β, com traços de ego e superego, e, por conseqüência, a reversão da função α produz alucinações, fenômenos psicossomáticos e a mentalidade do suposto básico dos grupos.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...