Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área - Geral - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
O nivelamento, segundo a NBR 13.133, é o levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada. Acerca do nivelamento, que pode ser realizado através de vários processos, dependendo da área (m2) envolvida e da finalidade/uso que se deseja para estas informações, analise.
I. Grandes áreas: auxilia na elaboração de cartas, com curvas de nível (representações dos pontos de mesma altitude através de linhas). Tal processo realiza-se usualmente por fotogrametria, pois é mais viável economicamente e tal trabalho requer apenas uma precisão métrica ou sub-métrica.
II. Áreas de médio porte: as curvas de nível e as altitudes dos pontos são obtidas utilizando-se a estação total. Este método é chamado de nivelamento trigonométrico, pois as leituras realizadas são de ângulos e distâncias. A precisão deste método é de centímetros.
III. Locação de vias de transportes: deve-se utilizar o nivelamento geométrico (leituras de ré e vante). A precisão deste método é de milímetros, o que evita desníveis inconvenientes nas vias de circulação.
IV. Locação de obras: em obras civis (casas e pequenos edifícios), usualmente, o nivelamento é feito com a mangueira dágua. Porém, a tecnologia dos níveis a laser veio suprir a necessidade de maior precisão nestas locações. Para a locação de pisos industriais, onde o controle altimétrico deve ser extremamente rigoroso, utiliza-se o nivelamento geométrico com níveis óticos automáticos ou níveis digitais.
V. Controle de obras: como edifícios, rodovias, ferrovias, barragens etc., é feito com um nível ótico automático ou nível digital, onde pode-se ler variações nos milímetros.
Estão corretas as afirmativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...