Os estudos realizados sobre o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho − DORT apontam que há influência de fatores psicossociais no desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos. Assim,
- A. a ausência de controle sobre o trabalho e a insatisfação no trabalho têm apresentado associação negativa com os DORTs.
- B. a pressão no trabalho, o controle da tarefa e as cotas de produção podem alterar o comportamento dos trabalhadores e, consequentemente, aumentar a tensão musculoesquelética.
- C. os mecanismos que relacionam os fatores psicossociais aos DORTs são classificados em duas categorias: psicofisio lógicos e físicos.
- D. embora existam estudos que apontem a relação entre fatores psicossociais no trabalho e DORT, ainda não há evidência de que podem influenciar o desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos.
- E. a definição do mecanismo causal entre fatores psicossociais no trabalho e DORT tem facilitado o diagnóstico e a adoção de programas preventivos e terapêuticos nas organizações.