O termo estresse tem sua origem na física e representa o desgaste de materiais submetidos a excessos de peso, calor ou radiação. O fisiologista austríaco Hans Selye empregou este termo, em 1936, para designar uma síndrome geral de adaptação, constituída por fases e com nítida dimensão biológica. Sendo assim,
- A. a popularização e a polissemia do termo proporcionou explicá-lo a partir da sua relação entre saúde mental e trabalho, no entanto, tal condição também tem gerado uma imprecisão em seu uso, o que tem dificultado o estabelecimento do vínculo deste com o trabalho.
- B. o termo estresse é definidor de uma doença, de uma tentativa de adaptação e não está relacionado apenas ao trabalho, mas ao cotidiano de vida experimentado pelo sujeito.
- C. o referencial teórico da Gestalt Terapia embasa grande parte do amplo campo das teorias sobre estresse psicológico e sustentam os modelos de prevenção, diagnóstico e intervenção propostos.
- D. as ações de tratamento e manutenção são voltadas, preferencialmente, para o gerenciamento coletivo do estresse por meio de mudanças cognitivas e comportamentais e práticas de exercícios físicos e relaxamento.
- E. ações de tratamento do estresse, em geral, apresentam-se em programas de Qualidade de Vida no Trabalho − QVT, focalizadas no gerenciamento dos trabalhadores e com maior ênfase nas condições e na organização de trabalho.