No cotidiano das organizações, o conceito de competência é entendido como operativo e implica em várias ações. A esse respeito,
- A. a competência pode ser atribuída a um ator específico dentro da organização, o colaborador. Deve estar pautada na mensuração rigorosa das habilidades dos colaboradores que colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização.
- B. ao colocar organização e pessoas lado a lado, verifica-se um processo ininterrupto de trocas de competências, no qual as pessoas colocam em prática o patrimônio de conhecimentos da organização, concretizando as competências organizacionais e as aprimorando.
- C. por ser um conceito complexo e dinâmico, a competência deve ser avaliada por três aspectos: conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores. Ou seja, competências individuais, desconsiderando as competências organizacionais.
- D. para que um sistema de gestão por competências seja orientado para o desenvolvimento e para a recompensa dos colaboradores de forma justa é necessário que as pessoas sejam individualmente avaliadas por sua formação, seu conhecimento técnico e suas atribuições.
- E. há uma total independência entre as competências organizacionais e as individuais. O estabelecimento das últimas não deve estar vinculado à reflexão sobre as primeiras, uma vez que tais competências não são influenciadas mutuamente.