A Terapia Interpessoal é uma forma de psicoterapia limitada no tempo (breve), foi inicialmente desenvolvida para tratar a fase aguda da depressão unipolar não-psicótica e está estruturada em três fases: inicial, intermediária e final. A fase intermediária é composta por
- A. 7 a 15 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos passados relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com experiências dolorosas e/ou traumáticas vivenciadas com as figuras significativas da infância.
- B. 10 a 12 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos atuais relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com o humor atual do paciente.
- C. 3 a 5 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos futuros relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as ansiedades vividas pelo paciente relacionadas com suas metas futuras.
- D. 8 a 20 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos traumáticos relacionados com a área-problema, e o terapeuta procura conectá-los com as emoções a eles associados.
- E. 6 a 18 sessões e procura aplicar as estratégias específicas para atingir os objetivos definidos para cada uma das áreasproblema, sendo que as sessões têm um foco nos eventos relevantes vivenciados anteriormente e relacionados com a área-problema e o terapeuta procura conectá-los com os sintomas depressivos passados do paciente.