Quando falamos em função social da escola, implica entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Perrenoud (2000, p.25) afirma que organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem. Diante da citação leia atentamente as questões e indique a afirmativa correta:
- A. Não é necessário garantir total envolvimento de pais, alunos e mestres no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
- B. O professor trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros dos alunos são obstáculos da aprendizagem.
- C. É necessário ter conhecimento, para determinada disciplina, dos conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
- D. Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.