Ao se considerar a escrita como produção textual, cuja realização exige do produtor a ativação de conhecimentos e a mobilização e várias estratégias, há relação com a concepção interacional (dialógica) da língua. Com isso, tanto aquele que escreve como aquele para quem se escreve são vistos como atores (construtores sociais, sujeitos ativos que se constroem e são constituídos no texto (KOCH, 2009). A partir disso, todas as alternativas estão corretas, exceto.
- A. O processo de escrita é constituído pela ativação de conhecimentos sobre os componentes da situação comunicativa (interlocutores, tópico a ser desenvolvido e configuração textual adequada à interação em foco).
- B. No processo de escrita, há seleção, organização e desenvolvimento das ideias, de modo a garantir a continuidade do tema e sua progressão.
- C. No processo da escrita, há balanceamento entre informações explícitas e implícitas; entre informações novas e dadas, levando em conta o compartilhamento de informações com o leitor e o objetivo da escrita.
- D. O processo da escrita é compreendido só em relação à apropriação das regras da língua e ao pensamento e intenções do escritor.
- E. O sentido da escrita é produto da interação, não resultado apenas do uso do código, nem tão somente das intenções do escritor. Numa concepção de escrita assentada na interação, o sentido é um constructo.