Toda revolução científica, toda orientação teórica inovadora parte de um pequeno conjunto de metáforas que produzem um modo novo de enfocar os fatos a serem explicados. Para tanto, Ferdinand Saussure (1960), fez uma série de distinções teóricas como a língua e fala, forma e substância, significante e significado, signo, sincronia e diacronia. Com isso, marque a alternativa, cujo conteúdo esteja em desacordo com os pressupostos teóricos atribuídos a Saussure (ILARI, 2011).
- A. Para Saussure, o uso individual da linguagem (fala) não poderia ser objeto de um estudo realmente científico da Linguística.
- B. Saussure estabeleceu que o objeto específico da Linguística é o sistema (a regra do jogo) e não as mensagens a que ele serve de suporte.
- C. Saussure concebeu a junção entre a dimensão individual e a dimensão social da linguagem (fala e língua) em termos de estudos linguísticos. Ou seja, é preciso tratar conjuntamente o comportamento linguístico das pessoas e as regras a que obedece esse comportamento.
- D. Segundo Saussure, o signo linguístico é constituído por significado e significante de modo que esses dois componentes não devem sua existência a fator algum externo à língua, ou seja, não são motivados.
- E. A teoria de Saussure ressalta a natureza positiva do signo. O que fundamenta a especificidade de cada signo linguístico é a maneira como a língua coloca esse signo em contraste com todos os demais.