Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.
II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.
IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.
V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...