Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os aprendizes lentos de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.
Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como
- A. dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida.
- B. um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado.
- C. processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e outros com déficit intelectual, por isso desatentos.
- D. um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos.
- E. um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o conhecimento ensinado.