A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado (...) Em lugar de comunicar-se, o educador faz comunicados e depósitos, que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção bancária de educação...
Para Paulo Freire, a concepção problematizadora da educação, ao contrário desta visão, considera que
- A. é a competência técnica do educador e a dedicação e disciplina por parte do educando que garantem a qualidade do ensino.
- B. a aprendizagem do educando é efetiva quando se dá por meio de um processo amoroso entre o educador e os educandos.
- C. a ação educativa exige técnicas mnemônicas para que o educando possa demonstrar sua compreensão do conhecimento ensinado.
- D. ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si mediatizados pelo mundo.
- E. nenhuma pessoa educa a si mesmo, é no ato de transferência do conhecimento que se cria a possibilidade de aprendizagem do educando.