O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.
I. Estágio sensório-motor.
II. Estágio pré-operatório.
III. Estágio operatório-concreto.
IV. Estágio operatório-formal.
( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.
( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.
( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.
( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.
A sequência está correta em
IV, I, III, II
VI, III, II, I
II, I, IV, III
I, IV, III, II.
III, I, IV, II
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...