No que concerne à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e à Lei n.º 12.850/2013, que trata de ações praticadas por organizações criminosas, assinale a opção correta.
- A. Segundo a lei que trata de organização criminosa, a caracterização de grupo criminoso organizado envolve a obtenção, direta ou indireta, de vantagem indevida mediante perpetração de contravenções penais.
- B. A referida convenção permite incluir pessoas jurídicas como parte em pedidos de cooperação judiciária a ser prestada na fase de investigação, durante o processo ou em atos judiciais relativos a infrações pelas quais essas pessoas possam ser responsabilizadas.
- C. A mencionada convenção veda expressamente a possibilidade de os Estados-partes invocarem a ausência de dupla incriminação como motivo para a recusa da cooperação judiciária demandada ou para a apresentação de obstáculo a essa cooperação.
- D. Embora a convenção em apreço recomende que os Estadospartes tipifiquem em suas leis internas a conduta caracterizadora do crime de obstrução à justiça, o legislador brasileiro absteve-se de fazê-lo na lei que trata de organização criminosa.
- E. Para aplicação da convenção em apreço, os crimes devem ser graves, conforme entendimento nela descrito para infração grave, e praticados por grupo criminoso organizado em mais de um Estado.