Um dos dilemas contemporâneos da educação é a questão da indisciplina. Em um contexto cultural complexo e repleto de estímulos ao educando, o professor vem-se deparando com situações conflituosas que, muitas vezes, fragilizam a relação educando-educador. Um posicionamento adequado que se espera do educador, segundo Sayão e Aquino (2004), diante das situações de indisciplina, é:
reconhecer como assimétrica a relação educando-educador, dispensar revanchismos e introduzir o aluno no mundo público.
permitir a expressão ampla dos educandos, acolher suas demandas e fazer com que estabeleçam as regras.
normalizar as atitudes e hábitos dos alunos, controlar suas ações pela zelosa vigilância e prevenir situações de risco.
estabelecer contato com as famílias e encaminhar os alunos demasiadamente indisciplinados para os serviços de atendimento psicológico.
combinar as regras de conduta com os alunos, recordar as regras com freqüência e impor limites claros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...