Uma das questões mais fundamentais da educação é a promoção de uma reforma do pensamento (Morin, 2000), a fim de que se possa articular e organizar os problemas do mundo. Para tal, nosso modo de conceber o conhecimento deve sofrer uma mudança por meio da educação, tornando visíveis o global, o multidimensional e o complexo, o que supõe:
educar para uma compreensão do mundo globalizado, reconhecer as diferentes dimensões do conhecimento e identificar os desafios da multiplicidade.
recompor o todo para conhecer as partes, conectar as partes umas com as outras e reconhecer os elementos diferentes como inseparáveis constitutivos.
promover a inteligência geral, estimular o livre exercício da curiosidade e simplificar os enunciados totalizantes.
enfatizar a especialização das disciplinas, provocar uma disjunção entre as humanidades e as ciências e contextualizar os saberes.
extrair o objeto do conhecimento de seu conjunto para analisá-lo, estabelecer relação sistêmica com os diferentes objetos e fortalecer os vínculos de solidariedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...