"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)
Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:
pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.
pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.
a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.
educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.
prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...