Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.
a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...