Analise as figuras e o texto a seguir que consideram cultura e identidade.
Ao analisar as relações entre as mentalidades grupais e folclore, Florestan Fernandes propõe que o folclore surgiu com um problema prático a resolver: determinar o tipo de conhecimento peculiar ao povo, através da análise dos elementos que constituem a sua cultura material e não material (estudo de alguns elementos ergológicos, de vestuário, adornos, lendas, tradições, superstições, danças,adivinhas, provérbios, encenações do gênero do teatro popular etc.). (Florestan Fernandes. 2003, p. 61.)
A partir da análise das figuras e do trecho apresentados, assinale a alternativa correta.
As figuras 1 e 4 referem-se às manifestações elitistas e não incluem a participação natural das pessoas, mas, sim, a escolha de sujeitos mais cultos e envolvidos com as manifestações elitistas.
As figuras 3 e 4 detêm o caráter de conhecimentos específicos de um povo e sua manutenção a partir de manifestações que atravessam um recorte de tempo, materializando-se pela tradição.
As figuras 1, 2 e 3 apresentam a dança popular em manifestações diferentes; porém, baseadas nas tradições das classes econômica e culturalmente menos favorecidas.
A figura 2, pelo fato de receber influência maciça dos meios de comunicação e das tradições orais, é a única que não se enquadra no trecho apresentado.
Todas as figuras se enquadram no pensamento do autor pelo fato de advirem de um espaço comum: camadas mais baixas da sociedade que constroem suas tradições a partir da oralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...