Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Afirmar que toda criança tem direito de estar na escola é reconhecer que aquelas com deficiência de algum tipo devem estudar junto com as demais. Isso é possível?
Não, essa é, ainda, uma boa ideia teórica: na realidade, a prática tem mostrado que as dificuldades dessas crianças são tão grandes e de tal ordem que elas não aprendem em situações coletivas.
Sim, as crianças com deficiência devem estudar nas mesmas escolas que as demais, ainda que não na mesma sala: é mais produtivo que elas formem um agrupamento só delas.
Sim, mas apenas as crianças com deficiências físicas, cuja dificuldade motora pode ser sanada mediante um bom projeto arquitetônico, que lhes permita ter acesso às escolas.
Sim, mas não só as com deficiência: na escola cabem todos, ou seja, as bem dotadas; as que vivem nas ruas; as que trabalham; as crianças ciganas e as de circo, que são nômades; entre outras.
Não, porque essas crianças não conseguem ser incluídas nos planos de educação elaborados para a maioria de meninos e meninas: seus problemas são demasiadamente específicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...