Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma educação
para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela assimetria de poder entre grupos socioculturais, incluindo dialeticamente as diferenças.
que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da sociedade.
que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da escola, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...