Considerando o pensamento pós-moderno e suas repercussões na educação, qual é a análise que relaciona apropriadamente as imagens acima e as concepções pós-modernas?
O ser humano tem potencialidade para aprender a pensar, que pode ser desenvolvida porque não é inata nem provida de fora, o que resulta em aquisições que o levam a transformar criativamente a realidade, com o predomínio da linguagem e da interação social em relação à razão.
A rejeição às ideias mestras formuladas no âmbito do Iluminismo, como a crença de que haja uma teoria condutora da nossa ação pessoal e coletiva, produz a valorização de múltiplos relatos, bem como uma tendência ao pastiche, ao efêmero e à proliferação de signos, recomendando-se à educação uma superação de oposições binárias.
A busca de fundamento na racionalidade técnica e instrumental conduz à formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos, com centralidade no conhecimento em função da sociedade tecnológica e de consumo.
A conjuntura social pode ser transformada por meio da ação coletiva, mesmo em um contexto marcado pela publicidade e pelo consumo exaustivo, visando à construção de novas relações sociais para a superação de desigualdades sociais e econômicas, em práticas curriculares que submetam os conteúdos a uma análise ideológica.
A aprendizagem resulta da interação sujeito-objeto, em que a ação do sujeito sobre o meio é socialmente mediada, atribuindo-se peso significativo à cultura de massas e às relações sociais, em uma atuação de parceria, para que as funções mentais superiores sejam socialmente mediadas a partir da cultura constituída.
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