Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta.
A base nacional comum estipulada pela legislação de ensino não apresenta uma relação das áreas de conhecimento ou disciplinas a serem estudadas.
O ensino de arte deve compor a parte diversificada nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
A parte diversificada deverá ser incluída, obrigatoriamente, no currículo do ensino fundamental a partir da quinta série, dentro das possibilidades da instituição.
As escolas deverão utilizar a parte diversificada de suas propostas curriculares para enriquecer e complementar a base nacional, introduzindo projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
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