Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2011
Fazendo uma análise da concepção do ensino em uma perspectiva Durkheimniana de que a educação é um processo de transmissão de conhecimentos e tendo como outro extremo a concepção de educação que enfoca a aprendizagem (o aprender a aprender) como principal elemento, reflita sobre a aplicabilidade da tecnologia nestas duas vertentes. A afirmativa abaixo que melhor identifica o papel da tecnologia na educação, na perspectiva Durkheimniana é:
Como ferramenta de ensino, a tecnologia tem como finalidade ser utilizada como instrumento de acesso à informação, ao conhecimento historicamente produzido.
A tecnologia na educação é uma ferramenta que possibilita a interação e a criatividade dos alunos, porém deve-se ter o cuidado de planejar bem a atividade.
O ato de eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados no laboratório de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva.
A tecnologia na escola deve estar inserida no planejamento do currículo escolar e deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares.
Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações, evitando a dispersão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...