Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.
— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)
— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)
— Por quê? (professora)
— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)
A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?
- A. É provável que essa brincadeira exemplifique o real da vida deles, pois traz personagens que fazem parte do contexto social da vida cotidiana
- B. Os meninos em questão estão querendo desafiar a autoridade da professora por brincarem com um tema inadequado
- C. Trata-se de uma brincadeira inocente, já que a criança dessa faixa etária ainda não percebe com clareza o que acontece no social mais amplo.
- D. Júlio não conhece as regras da brincadeira tradicional de polícia e ladrão, sendo preciso que a professora esclareça para ele o que vale e o que não vale
- E. A escolha da brincadeira provavelmente foi aleatória, tendo em vista que nessa faixa etária eles imitam muito o colega no brincar