Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:
I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;
II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;
III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;
IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):
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