Questão número 62575

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

  • A.

    reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.

  • B.

    fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.

  • C.

    reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.

  • D.

    administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.

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