Para que a escola seja realmente um espaço democrático, na construção de seu Projeto Político Pedagógico, e não se limite a reproduzir a realidade socioeconômica em que está inserida, cumprindo apenas ordens e normas a ela impostas, deve-se criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o seu papel junto à comunidade.
Assim, torna-se importante a compreensão de um projeto educativo como
- A. possibilidade de organização do ensino onde todos os conteúdos são discutidos com os alunos, pois os conhecimentos só são aprendidos se traduzirem necessidades do grupo.
- B. documento que contenha as normas e diretrizes político-pedagógicas da Secretaria de Educação e a grade curricular a ser executada.
- C. levantamento das deficiências de aprendizagem dos alunos da escola para a devida formação dos docentes no enfrentamento desses problemas.
- D. instrumento de autonomia com o objetivo de estabelecer a identidade própria da escola, na superação dos problemas existentes.
- E. processo autogestionário da comunidade, em que o professor é observador e mediador à disposição do processo ensino-aprendizagem de cada aluno e do grupo.