Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A mudança de perspectiva no planejamento educacional demanda refletir sobre os acontecimentos cotidianos por meio de hipóteses, e não mais por meio de juízos de valor individuais. Hipóteses demandam investigação a fim de serem comprovadas ou refutadas. Elaborar um planejamento com base em hipóteses a serem analisadas requer mudança de atitude por parte dos educadores, que deve pautar-se em algumas premissas axiológicas. A esse respeito, assinale a opção incorreta.
A premissa primordial de todo planejamento educacional pressupõe que todo aluno seja capaz de construir conhecimentos, ainda que os demonstre mediante formas que a escola não compreende ou legitima.
Premissa de maior nível de abstração e complexidade é aquela que considera que toda inteligência organiza-se em interação com o contexto social.
A compreensão da premissa de maior nível de abstração e complexidade pressupõe o desejo de compreender com que mundo o sujeito interage.
Uma dessas premissas parte do pressuposto de que o contexto escolar convive diariamente com dois modos de construir conhecimentos, um modo que pertence à cultura escolar e o outro que pertence à cultura cotidiana, extraescolar.
Existe uma premissa que defende que o tipo de experiência de mundo que a escola leva ao aluno é completamente idêntico ao tipo de experiência do cotidiano social em que vive a maioria das crianças brasileiras.
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