O desenvolvimento recente da Linguística demonstra rápidas e sucessivas mudanças no modo de fazer pesquisa, surgindo várias tendências. Dentre elas, há a teoria funcionalista com vários ramos, mas com muitos fundamentos comuns. Com base nos fundamentos comuns da teoria funcionalista, todas as alternativas fazem referência a esses pressupostos teóricos comuns, exceto.
- A. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
- B. O funcionamento, em termos de política geral linguística, entende que a linguagem se define, essencialmente, como instrumento de interação individual, empregado com o objetivo primário de estudar usos imaginários de linguagens.
- C. Como a Gramática Funcional se inclui, por definição, numa teoria pragmática de linguagem, tendo a interação verbal como objeto de análise, constitui uma de suas tarefas revelar as propriedades das expressões linguísticas em relação à descrição das regras que regem a interação verbal.
- D. A teoria funcional da linguagem é capaz de fornecer gramáticas para línguas tipologicamente diferentes e, ao mesmo tempo, procura explicar as similaridades e as diferenças entre os diferentes sistemas linguísticos.
- E. Para a teoria funcionalista, como a língua é instrumento de interação social, com propósitos comunicativos, as expressões linguísticas devem ser consideradas em circunstâncias efetivas de interação verbal e suas propriedades como co-determinadas pela informação contextual e situacional disponível aos interlocutores.