De acordo com Bagno (2004), os professores brasileiros possuem duas opções em termos de ensinar ensinar o português ou estudar o brasileiro. Abaixo, há a exposição de um excerto com um desses posicionamentos. A partir da interpretação adequada dele abaixo, marque a alternativa em discordância a esse posicionamento.
- A. Ensinar português é transmitir uma ideologia linguística, que prega a incompetência da maioria dos brasileiros em falar a língua de Camões, que acusa todos eles de contribuírem desastrosamente para a ruína do idioma.
- B. Ensinar português é querer provar que a língua boa, certa e bonita vive do outro lado do Atlântico, falada pelos habitantes de um paraíso linguístico chamado Portugal.
- C. Ensinar português é transmitir que todas as línguas mudam, que toda língua é um grande corpo em movimento, em formação e transformação, nunca definitivamente pronto.
- D. Ensinar português é afirmar e confirmar a superstição que gira em torno dos fatos linguísticos na nossa cultura: português é muito difícil, brasileiro não sabe português.
- E. Ensinar português é se contentar com o que vem pronto, é querer reproduzir sem crítica uma doutrina transmitida intacta durante séculos a fio para os brasileiros.